Atualize seu navegador!
PLANO ESTRATÉGICO

PLANO ESTRATÉGIO


1- INTRODUÇÃO

O objetivo do Planejamento Estratégico da APAE de Barbacena-MG é nortear as diretrizes de ação da Diretoria Executiva, aprovado pelo Conselho de Administração, para o período de 01/01/2011 a 31/12/2013.

Como princípio básico de uma gestão democrática e participativa, as necessidades foram diagnosticadas a partir de discussão, envolvendo pessoas com deficiência, famílias, funcionários e coordenadores de área.

Desta forma identifica-se as prioridades a partir do público alvo atendido, visando alcançar a excelência na qualidade dos serviços prestados.

2- VISÃO

Movimento de pais, amigos e pessoas com deficiência, de excelência e referência no país, na defesa dos direitos e prestação de serviços.


3- MISSÃO

Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

4- COMUNICAÇÃO INTERNA

Ø Criar mecanismo de comunicação interna na APAE, de forma rápida e funcional para manter os profissionais e as famílias informadas dos diversos acontecimentos e eventos;
Ø Desenvolver calendário de atividades anual compatível com o atendimento da educação, saúde e assistência social e divulgá-lo na APAE e Escola Estadual de Educação Especial "Dr. Rubens Crespo";
Ø Determinar um profissional como responsável pela comunicação interna.

5- FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL

Ø Incrementar a política de monitoramento das ações. "Projeto SINERGIA" com a finalidade de avaliar a qualidade dos serviços oferecidos;
Ø Realizar reuniões técnicas para redefinir as atribuições dos coordenadores de área com a finalidade de evitar conflitos de competência;
Ø Estabelecer parcerias com empresas locais para encaminhamento do aluno-aprendiz para estágio e posterior colocação no mercado de trabalho;
Ø Participar de reuniões do Fórum das Entidades locais para fortalecimento da rede prestadora de serviços do município;
Ø Proporcionar a participação dos profissionais em cursos de capacitação e especialização, encontros, congressos e trocas de experiências com outras APAEs.
Ø Promover ações que facilitem o bom relacionamento entre a Diretoria e funcionários com vistas a fortalecer as relações interpessoais.
Ø Promover uma consciência coletiva na defesa dos direitos das pessoas com deficiência em ambiente interno e externo da Instituição.
Ø Estabelecer critérios de avaliação dos serviços prestados em todas as áreas da unidade, em conjunto com os coordenadores de áreas e grupo de pais.
Ø Tomar decisões necessárias para manter o propósito organizacional em termos de valores, missão, visão, objetivos, estratégias, metas e ações.

6- ARTICULAÇÃO COMUNITÁRIA

Ø Garantir o programa de reabilitação da pessoa com deficiência, através da manutenção de convênios existentes e busca de novas parcerias;
Ø Ampliar a parceria com as escolas comuns, visando garantir a inclusão escolar do aluno com deficiência;
Ø Apoiar e orientar estagiários na elaboração de pesquisas e trabalhos científicos que envolvam assuntos pertinentes ao deficiente.

7- AUTO-DEFENSORIA
 
Ø Implantar a auto-defensoria na APAE respeitando a preparação técnica oferecida aos alunos pelo Setor de Psicologia.
8- EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Ø Incrementar a qualificação profissional a partir da Oficina de Culinária, visando não só a empregabilidade do aprendiz, mas também a sociabilidade e melhoria na qualidade de vida;
Ø Viabilizar parcerias com o SENAC, Delegacia Regional do Trabalho, Associação Comercial e Sindicato Rural para estágios nos ambientes de trabalho.

9- ÁREA PEDAGÓGICA

Ø Atualizar o Regimento Escolar;
Ø Articular junto com a Direção da Escola Estadual de Educação Especial "Dr. Rubens Crespo", ações efetivas para fortalecer a parceria com o Estado e promover o bom relacionamento dos funcionários APAE X Escola, visando maior interação no trabalho desenvolvido;
Ø Contribuir com o processo de inclusão dos alunos, através de orientação na organização de serviços complementares de apoio à inclusão escolar nas escolas comuns do município.